Impacto do óleo na mecânica do Popó Joli


A Motul Ibérica tem estado, neste período de confinamento social, a fazer pequenos workshops e a dar formação técnica aos seus distribuidores e demais interessados. Claro que não podemos ignorar que é objetivo da marca aproximar-se dos profissionais durante a pandemia de COVID-19, oferecendo conteúdo sobre aspetos essenciais para o mundo dos motociclos e automóveis. Seja como for, para mim foi uma forma de acrescentar maior conhecimento aos cuidados que tenho que ter com o Popó Joli.

Esta formação da Motul foi dada por Jordi Ribera, online e em streaming, e permitiu que os participantes fizessem as suas perguntas e comentários ao vivo. Pela minha parte pude expressar as minhas dúvidas, uma vez que a formação estava mais voltada para os cuidados a ter com os motores novos, com catalisadores, válvulas EGR, filtros de partículas e equipados com sistemas AdBlue (que convertem dióxido de azoto em água), e foram prontamente esclarecidas pelo próprio Jordi Rivera.

Primeiro, a mecânica dos carros evolui; só depois é desenvolvido o lubrificante condizente. Com as preocupações crescentes da União Europeia com a qualidade do ar que respiramos, os automóveis tiveram que se adaptar, por isso, a estratégia da mecânica tem passado por uma redução da cilindrada dos motores, mas um aumento da potência com recurso a turbos que a multiplicam. Para fazer jus a estas emissões menos poluentes, os cárteres são mais pequenos, logo, com menor quantidade de óleo a ser necessária no motor.


Nos motores modernos, o óleo tem de ser escolhido como se de um medicamento se tratasse - um rigor determinado pelo fabricante e ninguém pode interferir nessa mistura / proporção. A auto-destruição do óleo dá-se aos 230ºC.

Nos motores antigos, as emissões de gases poluentes têm tendência a aumentar ao longo dos anos, por isso, questionei o Jordi sobre o que podemos fazer e se a escolha do óleo pode ajudar a reduzir esses valores. A resposta é: "Nim". "O óleo não vai melhorar as emissões; o que pode ajudar é a chegar aos valores de fábrica de quando era novo. Se o seu carro conseguir chegar às emissões originais, já é um sucesso", diz-me, minutos antes de se despedir e de fazer o meu dia.

Afinal, dedicar uma tarde de confinamento a aprender a mimar ainda mais o Popó Joli (com óleo de maior viscosidade), foi um dos grandes prazeres da semana passada.


"Popó Joli - o carrinho que é um mimo" é uma criação de Daniela Azevedo

Comentários

Mensagens populares