Cibié. Sabes o que é?



Cibié é a popular marca de faróis de longo alcance, muito utilizada nos carros de décadas atrás e, mais tarde, também de reconhecida qualidade como faróis de nevoeiro. São (ou eram) facilmente identificados como os "amarelos" no meio do trânsito.

Líder na Europa no negócio de luzes para automóveis, só em 1975 a marca francesa fabricou 9 milhões de lâmpadas para automóveis, 1 milhão de lâmpadas para motociclos e 3 milhões de conjuntos de luzes traseiras.

Com estes números recorde, a marca começou a ser alvo de falsificações. A melhor forma de distinguir um verdadeiro Cibié é certificarmo-nos de que tem um "cavalinho" gravado na lente.



Hoje em dia, a menos que sejam absurdamente maus ou espetacularmente bons, nenhum de nós liga muito à qualidade dos faróis do carro. Mas se te imaginares ao volante de um Lancia, Datsun ou Renault 5 num rally noturno ou numa tarde de nevoeiro cerrado, de certeza que agradecias ter uns faróis Cibié. Com um raio em "Z" (os faróis convencionais têm a forma de um "V"), o desempenho das luzes em ambientes de chuva ou nevoeiro era absolutamente notável.

A marca foi fundada em 1919 por Leon Cibié que, em 1913, produziu a primeira lâmpada de aterragem de aeronaves do mundo, em colaboração com Bleriot e Farman.

Em 1936, já preocupada com as intenções alemãs, a França determinou que todos os seus carros deveriam ter os faróis amarelos para que à noite fosse possível distingui-los dos carros do país vizinho, a Alemanha.

Tal regra durou até 1993, quando, por pressão da Comunidade Europeia, a França aboliu a regra e passou a utilizar faróis brancos.

Leon morreu aos 91 anos de idade, curiosamente num acidente de carro a caminho de casa após a realização do Rally de Monte Carlo. A empresa continuou a crescer com a chegada do filho do Sr. Cibié, Pierre, formado na Polytechnique, uma conceituada escola francesa de engenharia. Inventor brilhante, foi o primeiro a lançar o conceito de faróis retangulares que poderiam ser encaixados na estrutura do veículo.

Cerca de 150 patentes foram criadas durante os últimos 80 anos de pesquisas e desenvolvimento. Cibié tornou-se o principal fornecedor de faróis para rallys e corridas automobilísticas, como as famosas "24 Horas de Le Mans".

Dos 800 funcionários atuais da Cibié, 75% são mulheres. Who runs the world? :)

"Popó Joli - o carrinho que é um mimo" é uma criação de Daniela Azevedo

Comentários

Mensagens populares