Je vois la vie en marron



O outono é uma das melhores épocas do ano para se viajar junto às serras. A estação marca a chegada das maravilhosas tonalidades características desta época, como o dourado e o verde seco que agora pintam a paisagem, já sem o calor abrasador que marcou, sobretudo, este verão de 2018.

O outono também marca o início da época das chuvas, mas antes que o frio chegue de vez, eu e o Joli fomos passear por um dos melhores locais para apreciar o outono: a Serra do Montejunto.

Durante a manhã, vislumbrámos a já histórica neblina alenquerense por entre os seus montes altos e, à tarde, fica na memória o entardecer maravilhoso, com um sol outonal a esconder-se, beijando cada curva da serra.


Neste roteiro, que recomendo qualquer um a reproduzir com as devidas prudências de estarmos a atravessar uma serra com estradas estreitas, conseguimos perceber como nesta altura do ano a Natureza se mostra em todo o seu esplendor. Entre a simplicidade e o invulgar, a vista tem muito por onde se perder neste percurso.


Sinta-se relaxado e sinta também, novamente, o prazer de levar num termo um chá da sua preferência, aproveitando as vantagens das temperaturas mais baixas e apreciando o melhor que a região tem para oferecer.


Com prudência, estacione numa berma larga e aventure-se a pé por caminhos mais antigos, não asfaltados, para que possa ver e sentir toda a autenticidade de uma região habitada outrora por pastores e agricultores. Hoje, talvez infelizmente, o lado de Alenquer da Serra do Montejunto está praticamente desabitado.


A brisa suave no rosto, levemente gelada, é como um toque de limpeza da alma que se deseja nesta estação do ano. Observe as árvores, a forma como deixam o vento levar as suas folhas secas, e faça a sua poda interior relaxando neste outono na região de Alenquer.

"Popó Joli - o carrinho que é um mimo" é uma criação de Daniela Azevedo

Comentários

Mensagens populares