A Motul faz 30 anos. Conheça a sua história



A Motul está a fazer 30 anos. 

Fundada em 1853, em Nova Iorque, a empresa Swan & Finch iniciou a sua atividade no setor dos lubrificantes de alta qualidade. A partir de 1920, recorreu aos mercados internacionais, ao exportar algumas das marcas do seu portfólio, como a Aerul, a Textul e a Motul. Em 1932, Ernst Zaugg negociou com a Swan & Finch a distribuição em França dos produtos da marca Motul, através da sua empresa Supra Penn.

Em 1953, a Swan & Finch celebrou o seu 100.º aniversário com o lançamento mundial do Motul Century, que se tornou no primeiro óleo multigraduado no mercado europeu. Apesar disso, a Swan & Finch suspendeu as suas atividades em 1957. A Supra Penn recuperou todas as escrituras de propriedade e patentes pertencentes à marca Motul, que foi rebatizada como produto principal da empresa, tornando-se na S.A.

Em 1966 surgiu no mercado o Century 2100. Foi o primeiro lubrificante semissintético para automóveis, um produto que resistia a limites e cargas mecânicas dez vezes mais elevadas do que os lubricantes da época.

Em 1971, a Motul voltou a inovar com o Century 300V, o primeiro óleo 100% sintético para automóveis.

Por fim, a Motul cirou uma nova atividade em 2001: a Motul Tech, especializada em lubrificantes industriais.

Hoje, a Motul está presente em mais 150 países e concebe, produz e distribui lubrificantes. No domínio do automobilismo, muitos fabricantes confiam na Motul pelos seus desenvolvimentos tecnológicos nas corridas de automóveis e de motas. Graças a esta estreita relação, a Motul pode conceber e desenvolver produtos para fabricantes como a Nissan, a Yamaha, a Subaru, a Toyota, a Honda e a Suzuki, entre outras.

O logotipo vermelho e branco ilustra a promessa que a Motul tem vindo a fazer há mais de 160 anos, de uma forma que mais ninguém o faria: continuar a inovar, promover a paixão e ver sempre mais além da próxima curva, do próximo rali ou corrida, da próxima evolução tecnológica ou da próxima geração de óleos para motor e lubrificantes.


Para assinalar o seu 30.º aniversário, a Motul lançou um novo lubrificante: o renovado 300V2.

Uma das inovações mais significativas no passado do 300V foi a criação da tecnologia Esther Core®, criada com base numa fórmula de ésteres única e exclusiva.

Ao longo dos anos, foi testado e avaliado no maior e mais exigente laboratório do mundo: a competição. Hoje em dia, é considerado o óleo de referência por muitas e equipas, e utilizado nas corridas mais lendárias, tanto em estrada como off-road. Prosseguindo a sua busca pela performance, a Motul desenvolveu o 300V2 4T Factory Line 10W-50 para on road e off-road.

Evolução direta do lendário 300V, este novo óleo de competição proporcionará uma performance extra validada pelas mais destacadas equipas de fábrica, com as suas aplicações on road e off-road.

A tecnologia Esther Core® continua a ser a base do produto 300V2, adicionando uma grande inovação: a incorporação de bases não fósseis, bases revolucionárias que contribuem para minimizar o impacto no meio ambiente, incrementando todos los benefícios do já existente 300V.

Reduz a fricção gerada pela película de óleo a alta rotação, oferecendo uma superior potência máxima, de até 1,3 cv às 14000 rpm.


A Motul tem uma longa história em ambiente de competição


Curiosidades...

- Motul é uma fusão das palavras "MOTOR HUILE";
- Em 1953, o Motul Century tornou-se no primeiro óleo multigraduado do mercado europeu;
- A Motul foi sempre pioneira, criando o primeiro lubrificante semissintético para automóvel do mercado, o Century 2100, em 1966, seguido, cinco anos depois, do Motul 300V, o primeiro óleo 100% sintético;
- A Motul foi o fabricante de lubrificantes que inventou a tecnologia para a formulação dos seus óleos 100% sintéticos;
- A Motul patrocina grandes eventos do mundo desportivo, sejam de automobilismo ou motociclismo, em várias disciplinas de cada modalidade.


Daniela Azevedo

Comentários

Mensagens populares