Peugeot 205 as a Yellow Submarine



Em 1984, 85, 90 e 91 o adorável Peugeot 205 foi o carro mais vendido em França. Na década de 80 o carro teve um enorme sucesso no mercado europeu por ser simples, divertido e, segundo consta, sem uma classe social específica a que se dissesse pertencer.

Contudo, apesar de, em 1986, ter merecido uma homologação especial para o mercado francês, para o 205 Rallye (construído de propósito para a classe de rallys de 1.300 cc), em 1994 o Peugeot teve direito a uma edição especial para o mercado do Reino Unido em amarelo.

A viatura era uma pechincha - menos de oito mil libras - e tinha um bom desempenho. Foi o automóvel da Peugeot que mais vendeu em Inglaterra até hoje.

A versão de volante à direita era essencialmente um XT com nova roupagem. Os interiores estavam equipados com assentos de pano preto bordados com o logotipo Peugeot-Talbot Sport. As mesmas marcas apareciam na grelha frontal, como na foto acima, e na bagageira do primo europeu.

O "Yellow Submarine" era servido por um motor TU 3.2 de 1360 cc (o TU faz parte de uma família de pequenos motores de quatro cilindros usados nos carros de gama baixa da Peugeot e Citroën). Debitava 75 cv e chegava aos 172 km/h.

Aqui ficam as características técnicas do modelo francês:

Motor - Distribuição: árvore simples de cames à cabeça
Válvulas: 2 válvulas por cilindro (8 no total)
Cilindrada: 1294 cc
Potência máxima: 104 cv @ 6800 rpm
Velocidade Máxima: 190 km/h
Combustível: Gasolina
Alimentação: Injeção
Sem catalisador
Rolamentos principais: 5
Refrigeração a água
Tara: 790 kg
Localização do motor: Dianteira
Tração: Dianteira
Transmissão: Manual, 5 mudanças
Travões da frente: Discos
Na traseira: Tambor

"Popó Joli - o carrinho que é um mimo" é uma criação de Daniela Azevedo

Comentários

Mensagens populares