Desconto sénior



Nos óculos, nas viagens de comboio, numas férias em pousadas, muitas são as marcas e instituições que oferecem descontos para seniores e agora, calhou-me a mim ter direito à oferta do IUC - Imposto Único de Circulação graças à minha bonita idade de 28 anos. A isenção é resultado de algumas alterações que a lei sofreu no ano passado e que já estão em vigor este ano. No meu caso, também já só pagava menos de dez euros anuais (o que terá sido um motivo extra para a oferta) mas todo o cêntimo conta!

Segundo o Código do Imposto Único de Circulação, podem beneficiar de isenção «automóveis e motociclos que, tendo mais de 20 anos, só ocasionalmente sejam objeto de uso e não efetuem deslocações anuais superiores a 500 quilómetros». Atenção que apesar da atribuição da isenção, a situação do automóvel tem de ser anualmente testemunhada junto das Finanças.

O IUC pode ser pago anualmente pela Internet, no Portal das Finanças, ou presencialmente, numa repartição das Finanças (atualmente em Arruda dos Vinhos está muito demorado fazê-lo, pelo que a Internet é uma boa opção).

Apesar de nunca ter sido o meu caso (queria eu ter andamento para isso!), a partir de 2017 o valor do antigo "selo" do carro também não pode ultrapassar os 240 euros. 

Ora sendo eu uma "peça pública de museu", a partir de agora beneficio desta oferta catita :)

"Popó Joli - o carrinho que é um mimo" é uma criação de Daniela Azevedo

Comentários

Mensagens populares