Oui, c'est mon Popó Joli

Popó Joli não fica estacionado; está em exposição

Este é um blogue dedicado ao meu primeiro carro, um Peugeot 205 Junior, nascido a 15 de junho de 1989, que, com ajuda, recuperei e mantenho até hoje, e ao qual chamo, com montes de fofice, Popó Joli. "Popó" da parte quase infantil que os seus 900 cc de cilindrada sugerem, "Joli" porque é fofo e lindo.

Para a época, era um carro pequenino que a Peugeot terá feito precisamente a pensar na comunidade juvenil que começava a conduzir, quer pelo seu desempenho em velocidade, que não era brilhante, quer pelos estofos em ganga, quer, até, pela ausência de carregador de isqueiro.

Terá sido, a par do Renault 5, do AX, do Uno e do Fiesta, um dos carros mais icónicos dos anos 80. Mas foi ele que acabou por ser eleito o carro da década pela revista "Car Magazine" em 1990.

Nos anos 80 e 90, foi também um carro muito popular nos ralis, por ter suspensão independente nas quatro rodas, algo que poucos tinham naquela época.

Varias peças do 205 foram usadas no restyling do Peugeot 106 no motor, na caixa de velocidades, no sistema de travagem e suspensão traseira, quando este, primo próximo, foi considerado "inferior".

Com ele fui a festivais e funerais. Saí à noite com amigas a (mal) ouvir a cassete das Doce mas a cantá-la a plenos pulmões. Ri à gargalhada e sorri em muitas noites de vento quente a despentear-me toda. Chorei largas horas agarrada a este volante quando, a meio do terceiro de faculdade, tudo parecia estar perdido com o anunciado fecho da instituição de ensino. Por causa dele aguentei em silêncio os olhares de rejeição quando o "eco", o "automático" e o "elétrico" já eram "cenas" que vinham de série. Foi assaltado e vandalizado mais que uma vez. Foi rebocado outras tantas. «Oh menina, olhe que o melhor era levar este já direto para o ferro-velho», disseram-me uma vez. «Quer mesmo trocar-lhe a correia de distribuição? Veja lá bem porque o resto do carro não lhe faz o verão», preveniram-me noutra. Ah, os prognósticos...

Hoje em dia, o Popó Joli orgulha-me ao ser convidado a desfilar e a participar em eventos vintage e retro. A vida dá tantas voltas... e eu não podia deixar de partilhar convosco as diversas emoções que hoje em dia vivo com este "carrinho que é um mimo".

Daniela Azevedo

Comentários

Mensagens populares